Famílias ficam isoladas em Ubá comunidade rural de Castelo – Conceição do Castelo Online
Connect with us

Castelo

Famílias ficam isoladas em Ubá comunidade rural de Castelo

Foto: G1

Published

on

Nove comunidades do interior de Castelo foram afetadas pela chuva que caiu na última sexta-feira (17) no Sul do Espírito Santo. Entre elas, a mais prejudicada foi Ubá, onde 15 famílias ficaram isoladas após a queda de uma barreira. Além das estradas, a água e a lama também destruíram carros e invadiram casas.

“Aqui em Ubá, tivemos 15 famílias isoladas com a queda da barreira, seis famílias desalojadas em um primeiro momento e três imóveis foram atingidos diretamente pela queda da berreira. Eles foram condenados pela Defesa Civil”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Castelo, Lucio Cesconetto.

No momento do temporal, a lavradora Ana Lúcia Machini estava dentro de casa com a filha. A lama chegou a bloquear a entrada do imóvel.

“Eu corri para a cozinha, fiquei na área de serviço. Começou uma barulheira, fazia medo”, lembra ela.

A lama também sujou toda a parede da casa da doméstica Maria Zeli. “Foi terrível, a gente não viu mais nada. Parecia que o mundo estava desabando em cima da gente”, diz.

Há quase uma semana, as famílias da comunidade encontram-se sem energia. Um motivo a mais de preocupação para a lavradora Rose Morozini, que é mãe de duas crianças.

“São quatro pessoas, sendo duas crianças. Meus filhos estão doentes, necessitando de medicamentos e não temos geladeira para armazenar os medicamentos e alimentos para eles”, lamenta.

A Prefeitura de Castelo afirma que levará uma semana para que os acessos à Uba sejam totalmente desbloqueados. Aos poucos, as pontes do interior da cidade estão reerguidas e as estradas, liberadas.

Já a EDP diz que como o acesso à comunidade de Ubá está limitado, drones estão sendo utilizados para avaliar a situação.

Técnicos estão trabalhando no local, mas o tempo para a normalização do fornecimento de energia irá variar de acordo com os danos causados ao sistema elétrico.

Continue Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Castelo

Após enchente Castelo registra casos de leptospirose

Published

on

By


A Secretaria Municipal de Castelo tem registrados casos suspeitos de leptospirose no município após a graves enchentes que devastaram a cidade e interior no último dia 24 de Janeiro.

Até agora 1 caso já foi confirmado e 36 casos suspeitos da doença foram notificados. O caso confirmado é tratado pela Santa Casa de Cachoeiro e suspeitos estão sendo tratados na Santa Casa Castelense.

O que é Leptospirose?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Quais são os sintomas da Leptospirose?

Os principais da fase precoce são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular, principalmente nas panturrilhas
  • Falta de apetite
  • Náuseas/vômitos

Podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.

Em aproximadamente 15% dos pacientes com leptospirose, ocorre a evolução para manifestações clínicas graves, que normalmente iniciam-se após a primeira semana de doença. Nas formas graves, a manifestação clássica da leptospirose é a síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de icterícia (tonalidade alaranjada muito intensa – icterícia rubínica), insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar. Pode haver necessidade de internação hospitalar. 

Continue Lendo

Castelo

Creche pega fogo em Castelo

Published

on

By

Foto: Internet

O incêndio teve início por volta das 16 h de hoje na creche municipal Sebastião de Moraes na cidade de Castelo a 140 Km da capital, não houve feridos, duas salas do almoxarifado e uma sala da educação infantil ficaram destruídas na unidade de educação municipal que fica na avenida Nossa Senhora da Penha umas das principais vias de Castelo.

O fogo foi controlado por carro pipa da prefeitura de Castelo e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros chegou logo em seguida, ainda não se sabe as causas do incêndio.

Continue Lendo

Castelo

Acidente deixa pai e filho feridos na rodovia Pedro Cola

Published

on

By

Foto: FMZ

Um grave acidente foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (31), na ES 166, Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova do Imigrante a Castelo. Um caminhão, carregado de chapas de granito, capotou e saiu da pista no trecho conhecido como “Curva da Mangueira” antes da chegada de Castelo. Pai e filho estavam na cabine do veículo e ficaram feridos.

Ambulâncias do Corpo de Bombeiros e Samu 192 atenderam a ocorrência. O condutor foi encontrado no caminhão com fraturas nas duas pernas. Ele foi socorrido por uma ambulância de Castelo e levado para a Santa Casa do município; em seguida, o paciente foi encaminhado para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim.

O filho do motorista, de 14 anos de idade, pulou do veículo no momento do acidente e foi encontrado a 50 metros do local pelo condutor socorrista da equipe do Samu 192.

O estado de saúde do adolescente é grave. Após ser socorrido, ele foi levado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, no município de Serra, pelo helicóptero da Polícia Militar. 

Fonte: FMZ

Continue Lendo

Copyright © 2020 Conceição do Castelo Online, powered by WordPress.